quarta-feira, 20 de junho de 2012

Participação da sociedade é a esperança para mudanças sustentáveis após a Rio+20

O sociólogo e professor português da Universidade de Coimbra Boaventura Souza Santos aproveitou o Fórum Empreendedorismo Social na Nova Economia” – um dos temas foi “Cidades Sustentáveis, oportunidades para os empreendedores sociais” – para dizer que, sob a ótica da sociedade civil, muita coisa poderá se resolver com a participação cada vez mais crescente dela nos fóruns cidadãos através dos resultados da Rio+20.

“Louvo a mesa Humanidade e a Cúpula dos Povos. Através dos fóruns da sociedade civil, tenho a esperança de não precisar esperar pela Rio+40 para ter uma cidade sustentável”, afirma o professor.

Ele acredita que as decisões não serão globais, e sim em nível de cidades, onde é feito um esforço de aproximar os governos e os cidadãos. “Não há cidade sustentável sem desenvolvimento sustentável e não há desenvolvimento sustentável enquanto o entendimento global favorecer a obsessão pelo crescimento infinito e um consumo insustentável, que só aumentam os graus de desigualdade social”, afirma

Para Boaventura Souza Santos, as saídas estão no incentivo às economias pela lógica da solidariedade, o envolvimento sustentável com justiça sócioambiental e justiça social mais ampla.
“O movimento das cidades mais amplas existe hoje com a cidadania proativa, pois os movimentos sociais mais exitosos são os que conseguem congregar alianças entre o campo e a cidade na luta por políticas públicas”, afirma o professor.

Por fim, ressalta que a democracia representativa (os políticos) e a democracia participativa (o povo) têm que caminhar juntas, pois, além de escolher seus representantes políticos, os eleitores têm o dever de contribuir com as ferramentas de participação popular, como orçamento participativo e conselhos municipais.

O importante é “transformar as agendas políticas, através das cidades, em cidades com envolvimento sustentável com políticas e políticos sustentáveis”, finaliza o professor.
Read more: http://rooxblogger.blogspot.com/2011/05/como-colocar-o-botao-do-facebook-no.html#ixzz1yM53eLId

Nenhum comentário:

Postar um comentário